Amiga, se você tem sofrido com dores na lombar ou mesmo problemas de hérnia de disco, uma cinta para coluna, aquelas cintas ergonômicas, podem te proporcionar um grande alívio e melhora na postura (ufa!). Nesses casos, os médicos costumam recomendar as faixas para um uso ocasional e somente nos momentos em que a dor nas costas está muito intensa. Você pode conseguir uma cinta em farmácias, lojas ortopédicas e na internet.
Pra te ajudar a encontrar a cinta para coluna que mais se adapta às suas curvas e necessidades, isso que eu tô te contando aqui é um guia que vai te ajudar a saber se você precisa de uma cinta e qual seria a melhor. Já adianto que a “Dica de Ouro” é que você mesma observe e respeite o seu tipo de corpo, suas curvas, sua altura, já que tanto a sua dor quanto o conforto que sentirá com ela serão determinantes em sua decisão, com ajudinha desse guia e do seu médico.
O que mais importa?
- Não te recomendo usar uma cinta para coluna, todo santo dia, o dia todo para aliviar a dor. Precisa, de vez em quando, deixar o seu corpo respirar e fazer o trabalho dele, né?!
- Esse tipo de cinta para cintura faz uma compressão que ajuda no realinhamento da curvatura normal das costas e, com isso, tem um grau maior ou menor de imobilização (de acordo com o modelo e material). Há também cintas preventivas como as usadas em academias para carregar peso sem machucar as costas (cansei só em falar de malhar), as de usar pra carregar peso no trabalho, as que fizeram algum tipo de cirurgia (até aquela Turbinada nos seios) e as indicadas para gestantes.
- Antes de comprar a cinta para coluna é preciso avaliar alguns fatores, como design, número, material de fabricação, conforto e seu modo de limpar. Neste guia, você terá detalhes de tudo que é preciso saber sobre as cintas para cintura. Leia atentamente e lembre de escolher uma cinta com garantia, qualidade e durabilidade.

Vou te contar um pouco mais sobre a cinta para coluna
A cinta para coluna, como o nome já diz, é uma cinta que envolve a região da coluna. Essa área tem um conjunto de músculos que ficam, principalmente, na parte de baixo das costas, que é uma das partes frágeis do corpo, por ser um local que suporta a pressão do nosso corpo o tempo todo.
Aí entra a “mágica” onde a cinta para coluna te dá sustentação e protege essa parte das costas, agindo na prevenção dos riscos de lesões. Também te traz estabilidade e auxilia na postura correta (toda empinadinha). Tudo isso faz com que as dores deixem de encher o saco e que não se tornem um problema, atrapalhando a sua vida pessoal e profissional.
Além disso, o calor da cinta faz com que os músculos relaxem e, como uma ótima consequência, acabam aliviando a dor. Assim, a cinta é indicada para qualquer pessoa que tenha problemas de coluna ou de postura (levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai).
Mas e quando a cinta é recomendada?
Já te contei diversos benefícios a essa hora você já entendeu que a cinta pode ser utilizada em vários casos. Geralmente, a cinta é indicada por prescrição médica. Por isso, caso você esteja com dores nas costas e queira fazer uso desse produto, antes, é importante consultar seu médico.
Vou te adiantar algumas situações comuns em que o uso da cinta é recomendado:
- para pessoas que ficam muito tempo sentadas;
- para pessoas que permanecem muito tempo em pé;
- no caso de mulheres que estão na fase do pós-parto;
- em casos pós-cirúrgicos (abdominal e de coluna lombar);
- para prevenir diversos tipos de lesões na coluna;
- para evitar dores na coluna;
- como corretor postural para hérnia de disco;
- para ajudar em caso de fraqueza na coluna.
Com a devida orientação médica, até mesmo as mulheres grávidas podem fazer uso da cinta para coluna. Muitas vezes, com o peso da criança na barriga, a coluna passa por um grande esforço. Por isso, existem cintas para coluna direcionadas especificamente às gestantes. Elas são criadas exclusivamente para prevenir e reduzir os riscos de lesões na coluna (9 meses de dores nas costas, ninguém merece).

E como eu escolho a melhor cinta?
Por aí, você vai encontrar muitos modelos e materiais de cintas. Mas eu preciso te contar, muitas delas são de má qualidade e, por conta disso, podem prejudicar a sua coluna em vez de ajudar (é o famoso baratinho que sai caro). Olha, não estamos falando de um sapato ou daquela saia sensacional, esse é um produto de beleza e de saúde, saber escolher uma cinta que tenha um padrão mais elevado de qualidade faz toda a diferença em seu tratamento e bem-estar.
É importante escolher uma cinta que possa ser ajustada conforme a necessidade, com fechos em aço reforçado e elásticos para ajudar na compressão. Mas não só isso, é importante que o material tenha uma composição que garanta conforto e proporcione uma certa liberdade para fazer os movimentos (nada de robocop), por isso, dê preferência às cintas feitas com tecido de cetinete com elastano. Assim, você evita sentir como se estivesse engessada o dia todo, né?!
Uma outra coisa muito importante é pensar no design da cinta. É importante que o desenho da cinta seja adequado ao seu tipo de corpo, respeitando cada uma das suas curvas, pra ficar bem confortável. Muitas pessoas precisam utilizar a cinta lombar para trabalhar, ficando com ela ao longo de praticamente todo o dia. Por isso, uma cinta com um desenho correto e que respeite seu corpo é fundamental para garantir o bem-estar durante o uso.
E quais são os benefícios da cinta?
O uso da cinta para coluna traz diversos benefícios, principalmente o benefício postural, que ajuda a prevenir as benditas dores na coluna. Vou te contar mais alguns benefícios de começar a usar a sua cinta:
Prevenção de lesões
A cinta te faz ficar com uma postura certinha, quando senta, fica em pé, deita, caminha etc. Mantendo a postura, o peso do corpo fica distribuído da maneira certa, o que evita lesões nos ossos, músculos e articulações.
Alívio de pressão
Como ela ajuda a distribuir o peso de modo certinho, a cinta proporciona um alívio da pressão na coluna. Isso é muito importante para evitar dores e cansaço nas pessoas que têm problemas posturais (já te falei: levanta a cabeça princesa…).
Redução da força muscular excessiva
Quando utilizamos a cinta, nossa postura permanece sempre correta. Dessa forma, a força muscular é mais bem distribuída, evitando esforços desnecessários. Por conta disso, fazer movimentos leves fica mais fácil e menos cansativo.
Tronco ereto
Manter o tronco ereto é recomendado para o correto funcionamento dos órgãos internos e dos músculos de uma pessoa. Por isso, uma cinta para coluna também vai ajudar, visto que forçará a postura ereta a todo momento, esteja você sentado, em pé ou deitado.
Vou te contar como limpar a cinta
Esse é um produto que você usa em contato constante com o corpo, durante o expediente de trabalho ou até mesmo em momentos de atividade física. Por isso, é importante saber como fazer a higiene correta da cinta, evitando assim o mau cheiro e outros tipos de problemas relacionados ao seu uso diário (nada de disfarçar com perfume, hein).
Limpar a sua cinta é bem fácil. Quando você tirar do corpo, limpe a cinta manualmente, com água natural e sabão neutro. Caso seja necessário, utilize uma escova macia.
Pronto, agora é só deixar a cinta secar naturalmente na sombra. Uma dica importante é não torcer nem esfregar a cinta (ela não é cara de namorado traíra). Além disso, evite fazer a secagem forçada, atrás de geladeiras ou na máquina de secar (ouviu rica?), pois isso pode deformar a peça, depois, coloque a cinta no congelador por 20 minutinhos, ela vai voltar a sua compressão inicial . Também não é recomendado utilizar amaciante, já que a cinta é feita com material respirável, e o produto pode prejudicar essa característica.
Entenda como usar corretamente a cinta
Outro ponto importante com relação às cintas para coluna é saber utilizá-las de forma correta. O primeiro passo é escolher o melhor modelo para você, seguindo as recomendações médicas. Além disso, é importante saber ao certo quando utilizar a cinta. De maneira geral, é recomendado utilizá-la de 4 a 8 horas diárias, sempre seguindo as orientações médicas.
Quando for utilizar, coloque a cinta no corpo e feche os colchetes, de baixo para cima. Depois, ajuste a compressão de acordo com as indicações médicas e do fabricante. É sempre importante ajustar a peça na região lombar para que ela feche corretamente na frente do corpo. Lembre-se de que, além de corrigir sua postura, é importante que ela fique confortável em seu corpo, para não atrapalhar suas atividades do dia a dia.
Escolha o melhor local para comprar a cinta para coluna
Existem lojas físicas e virtuais que são especializadas na venda de produtos para garantir a mobilidade e o bem-estar das pessoas, como a Decotado.
Como você já notou nesse guia , as funcionalidades da cinta para coluna são diversas e podem servir para inúmeras situações. É importante que você fique atenta a todas as informações que te contei para que possa escolher a cinta mais adequada às suas necessidades.
Guia de Compras: O que você deve saber na hora de comprar a sua cinta para coluna
Existem muitos modelos de cinta para coluna no mercado. Afinal, existem muitas pessoas que sofrem com dores nas costas. É claro que a maioria se afasta muito daquelas prescritas pelos médicos. Por isso, amiga, vou te contar as maiores dúvidas de quem quer comprar esse tipo de cinta para coluna. Conto mesmo, não sou baú pra guardar segredo!

Guia de Compras: O que você deve saber na hora de comprar a sua cinta para coluna
O preço de uma cinta para coluna depende de diferentes aspectos como o modelo que você prefere, a qualidade dele, suas dimensões, a marca e suas características. Existem cintas lombares bem em conta no mercado que podem custar cerca de R$ 30 (vagabal). Contudo, há aquelas que são mais profissionais, de marcas especializadas e podem beirar os R$ 1 mil (essas é pras de dedinho mindinho levantado. Vai, amiga Rica).
Você sabia? Para medir a cintura basta colocar uma fita métrica na cintura, na altura do umbigo. Com esta informação, é possível saber qual é o número perfeito para você.
Que tamanho de cinta para coluna escolher?
Escolher o número adequado de uma cinta para coluna pode te evitar decepções. Se você escolher um número que fique folgado, a cinta não vai se ajustar da melhor forma ao seu corpo. Isso fará com que ela não cumpra sua função.
Por outro lado, se o modelo escolhido for extremamente apertado, ele poderá te incomodar (nada de querer ser P a Pulso). Vou te ajudar a encontrar o número certo.

Critérios de Compra
Escolher o número adequado de uma cinta para coluna pode te evitar decepções. Se você escolher um número que fique folgado, a cinta não vai se ajustar da melhor forma ao seu corpo. Isso fará com que ela não cumpra sua função.
Por outro lado, se o modelo escolhido for extremamente apertado, ele poderá te incomodar (nada de querer ser P a Pulso). Vou te ajudar a encontrar o número certo.
Design
Falando mais da parte estética, vamos ser francas, você quer aquele tipo de cinta que fique quase invisível debaixo da sua roupa, né?! Além disso, ela deve ser transpirável para que não cause outros incômodos ao usá-la. Se a cinta for especial para academia, aí sim pode ostentá-la em cima da roupa, tirar AQUELA selfie no espelho, e ainda deixar as inimigas babando de inveja.

Tamanho
Eu já te falei, vê se toma vergonha nessa sua cara bonita e pára de querer ser P a Pulso, tudo tem a sua hora. A numeração é uma questão essencial neste momento, já que a cinta não é a mesma para uma pessoa mais magra ou mais cheinha; mais alta ou mais baixa; mais cheia de curvas ou mais varapau (se riu, vai pro inferno).
Conforto
O importante é que você se sinta confortável com a cinta que escolher. Confira antes se ela tem uma boa transpiração e elasticidade para que te dê uma movimentação mais livre. Lembre que estamos falando de uma cinta para coluna, não de um gesso para imobilizar a perna. Ser flexível também é fundamental para que não limite seus movimentos.
Materiais de fabricação
É muito importante escolher uma cinta para coluna que te ajude a corrigir a postura corporal, facilitando as atividades do dia a dia e a mobilidade por serem fabricadas com materiais de alta qualidade. Por isso, ela deve ser fabricada com materiais suaves, transpiráveis e que deem flexibilidade e elasticidade.

Então…
Dor nas costas? Uma lesão da qual você gostaria de se recuperar sem dor? Corrigir um mau hábito postural? Dar firmeza para suas costas ao levantar peso na academia? Independentemente de sua necessidade, com a ajuda de uma boa cinta para coluna, você conseguirá eliminar dores, se recuperar e prevenir lesões. Não duvide mais do potencial da cinta e conte com uma delas. Suas costas agradecem!
As cintas para coluna possuem diversas utilidades, como para tratamento de lombalgia, de lesões na lombar, escoliose em jovens e crianças, ajuda para atletas e proteção das costas em determinadas atividades profissionais. Contar com uma cinta lombar pode fazer total diferença na qualidade de vida.
Se você gostou dessa SUPER DICA, deixe um comentário ou compartilhe em suas redes sociais com suas amigas e familiares.
Cinta para coluna: nossa recomendação dos melhores produtos
Agora, vou te mostrar um pouco melhor sobre alguns fatores que precisam ser levados em conta na hora de comprar uma cinta para coluna, e te ajudar a tomar a decisão mais correta possível. Confira os melhores modelos de cinta para coluna que podem ser encontrados no mercado. Analise bem suas características!
- Cinta para Coluna e Cintura
- Cinta Faixa para o seu Pós Parto
- Cinta Faixa de Compressão Moderada
- Cinta Camisa de Modelagem Anatômica
- Cinta Colete Modelador
Esta cinta é completa, ajuda a reduzir as dores na coluna, enquanto modela a sua cintura, melhorando a mobilidade e reduzindo a necessidade de tratamentos com medicamentos. A sua modelagem super confortável com tripla redução, zíper, fecho em colchetes reforçados e uma faixa elástica na região da cintura que promove uma massagem constante conforme a movimentação, fazendo com que esse estímulo diminua a dor e reduza a tensão muscular.
Eu sei bem que ser mãe é um momento lindo e especial na vida de qualquer mulher, mas sabemos que esse glamour todo não é bem assim. Logo que saímos da maternidade, está tudo mole, né?! É necessário usar logo de cara a sua cinta pra que tudo volte pro lugar o mais rápido possível.
Modelo exclusivo para mulheres. Mantenha sua coluna sempre ereta com o colete lombar com almofada Lumbamed Plus. Essa cinta é feita para estabilização na área da coluna lombar e da transição lombossacra. Esse é o produto perfeito para a saúde para quem precisa deixar as costas alinhadas. Ele conta com almofada que auxilia a reduzir a lordose da coluna lombar por meio de compressão na área abdominal.
A cinta Camisa precisa contar com um corte anatômico para desenhar direitinho as suas curvas, enquanto traz um suporte para a sua coluna. Também, auxilia no tratamento pré e pós operatório de coluna, abdominoplastia, hérnia, parto, mamoplastia. Seu material precisa ser respirável, de cetinete com elastano, nunca de borracha ou outro material que não deixe a sua pele respirar.
Pingback: Dieta ou exercício: enfim, o que emagrece mais?